A chamada, a obra e a morte dos discípulos

Aqui no Brasil temos uma grande liberdade pra falar de Deus para as pessoas, podemos entregar folhetos, pregar em praças publica, falar de Deus para amigos, e familiares e tem muita gente que se envergonha disso.
Estes discípulos não tinham a liberdade que temos hoje, mas mesmo assim eles não deixaram de falar do amor de Deus, mesmo agonizando a morte não negarão a Jesus.
Espero que ao ler as historia destes discípulos, Deus possa estar renovando suas forças e te enchendo de poder para continuar a falar do amor de Deus, sem temer a nada

Mártir: é aquele que preferiu morrer a renunciar à sua fé

MATEUS (cobrador de inpostos)
Chamada: MATEUS 9:9-13, 9- E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
Obra: Percorreu a Judéia, Etiópia e Pérsia, pregando e ensinando.
Morte: Há várias versões sobre a sua morte. alguns diz ter morrido à espada na cidade de Etiópia

ANDRE
Chamada: JOÃO 1:35-42, 40- Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João “Eis aqui o Cordeiro de Deus”. , e o haviam seguido.
Obra: Foi discípulo de João Batista, de quem ouviu a seguinte afirmação sobre Jesus: “Eis aqui o Cordeiro de Deus”. André comunicou as boas notícias ao seu irmão Simão Pedro: “Achamos o Messias” (João 1:35-42; Mateus 10.2).
Morte: O lugar do seu martírio foi em Acaia (província romana que, com a Macedônia, formava a Grécia). Diz a tradição que ele foi amarrado a uma cruz em forma de xis (não foi pregado) para que seu sofrimento se prolongasse.

BARTOLOMEU
Chamada: JOÃO 1:45-47, 45 -Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. 46 Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. 47 Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
Obra: Exerceu seu ministério na Anatólia, Etiópia, Armênia, Índia e Mesopotâmia, pregando e ensinando.
Morte: Foi esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo. Outros dizem que teria sido golpeado até a morte.

FILIPE
Chamado: JOÃO 1:43-46, 43- No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.
Obra: Natural de Betsaida, cidade de André e Pedro. Um dos primeiros a ser chamado por Jesus, a quem trouxe seu amigo Natanael (João 1:43-46). Diz-se que pregou na Frigia
Morte: Foi enforcado em Hierápolis


JOÃO (apostolo do amor)
Chamado: JOÃO 19:26-27, 26- Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. 27 Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.
Obra: O primeiro a crer na ressurreição de Cristo (João 20:1-10). A tradição relata que João residiu na região de Éfeso, onde fundou várias igrejas. Na ilha de Patmos, no mar Egeu, para onde foi desterrado, teve as visões referidas no Apocalipse (Apocalipse 1:9). Após sua libertação teria retornado a Éfeso.
Morte: Foi lançado em uma caldeira de óleo fervendo, como não morreu o baniram para ilha de Patmo, Após sua libertação teria retornado a Éfeso. Teve morte natural com idade de 100 anos

JUDAS TADEU (não o Iscariotes)
Chamado: JOÃO 14:22-23, 22 - Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): SENHOR, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? 23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Obra: Nada se sabe da vida de Judas Tadeu depois da ascensão de Jesus. Diz a tradição que pregou o Evangelho na Mesopotâmia, Edessa, Arábia, Síria e também na Pérsia,
Morte: segundo a tradição foi morto a flechada

MATIAS
Chamdo: ATOS 1:25-26, 25 -Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. 26 E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos
Obra: Diz-se que exerceu seu ministério na Judéia e Macedônia. Teria sido martirizado na Etiópia
Morte: Primeiro o apedrejaram e logo após o decapitaram

PAULO
Chamdo: ATOS 9:4-6 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
Obra: De perseguidor de cristãos, passou a pregador do evangelho e perseguido. Realizou três grandes viagens missionárias e fundou várias igrejas
Morte: Segundo a tradição, decapitado em Roma, nos tempos de Nero, no ano 67 ou 70 (Atos 8:3; 13:9; 23:6; 13-20).

PEDRO (Simão pedro)
Chamado: MATEUS 16:16, E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo
Obra: Seu primeiro sermão foi no dia de Pentecostes.
Morte: Segunda a tradição, sua crucifixão verificou-se entre os anos 64 e 67, em Roma, por ordem de Nero. Pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por achar-se indigno de morrer na mesma posição de Cristo.

Mortes de outros apóstolos:
Marcos – Foi arrastado pelo um animal nas ruas da Alexandria (Egito)
Lucas – Foi enforcado em uma árvore de oliveira na Grécia
Tiago (irmão do João) – Foi decapitado por ordem do rei Herodes
Tomé – Foi amarrado em uma cruz e continuo propagando o Evangelho até o último sopro de vida
Tiago (o menor) – O lançaram do templo de cabeça para baixo, aoverem que ainda continuava vivo, o lapidaram (apedrejaram), até amorte
Simão (o zelote) - Julga-se que morreu crusificado

O Novo Testamento só registra a morte de um dos apóstolos: Tiago, filho de Zebedeu, que foi executado por Herodes pelo ano 44 d.C. Atos 12:2.

Postagem relacionadas:
Em tudo dai graças a Deus
O Senhor é a nossa segurança
Deixe Deus cuidar de você
Compartilhe esta Rádio:

5 comentários

  1. Anônimo says:

    Enquanto uns morreram pela fé, outros matam e enriquecem por ela.

  2. Muito interessante o texto. Realmente, no Brasil existe certa liberdade religiosa.

    www.todososouvidos.blogspot.com

  3. Juan Dias says:

    os apóstolos morreram de forma tragica.. isso porque só buscavam falar de deus...


    http://www.snestalgia.blogspot.com.br/

  4. Anônimo says:

    prefiro morrer de forma tragica.. e ter certeza da minha salvação, que viver num mundo cheio de porcarias, eu vou falar de Deus onde que q eu esteja vou falar do amor de Jesus para pessoas.

  5. Defender says:

    ola amigo que tal uma parceria caso aceite coloque nosso link ou banner e entre em contato atraves de nosso site www.bembarato.zip.net.zip.net juntos somos mais fortes!
    podmos fazer parceria tambem com
    www.menssagensespeciais.zip.net
    www.plataformal7.zip.net

Leave a Reply