O Espírito Santo e seus Ministérios

Hoje vamos aprender como o Espírito Santo nos habilita a viver aqui na terra, uma vez que isso resulta tanto na nossa felicidade e dos nossos semelhantes como na glória de Deus.

Os diferentes ministérios desempenhados pelo Espírito Santo em nosso favor constituem provas irrefutáveis de que Ele é uma pessoa divina e não uma influência, como alguns pensam e ensinam. “Os seus ministérios o identificam como o Parácleto, o Consolador”

Você, certamente, teria como um grande privilégio ver o Senhor Jesus. Seria mesmo muito comovedor conhecer a Cristo pessoalmente, ouvir a sua pregação, vê-lo fazer milagres e ter o prazer de acompanhá-lo. Para os Seus seguidores, Jesus era um professor, um Guia e um ajudador em todas as circunstâncias. No entanto, hoje também temos estas mesmas prerrogativas, pois, estes encargos ficaram com o consolador, o Espírito Santo.

O Espírito Santo habita no crente:
Quando Jesus prometeu aos Seus discípulos enviar-lhes um outro consolador, referia-se ao fato de que Ele mesmo tinha sido para eles um consolador. Então Jesus ensinou que o Espírito Santo seria para os discípulos o que Ele, Jesus, tinha sido em pessoa com uma vantagem, que destacou ao dizer? E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. Podemos entender então:

PrimeCursos do Brasil

Deus revela Seu desejo pela companhia do Homem.
Vimos isto através das escrituras, fomos criados conforme sua imagem e semelhança. Seu coração de infinito amor, só se satisfaz quando lhe é possível habitar e viver com o homem, Sua criatura predileta. Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos?. ( Is 57:15 )
O coração, morada do Espírito Santo. Cristo, por Sua obra redentora, purificando-nos dos nossos pecados, tornou possível a habitação de Deus em nossos corações. “Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” ( 1Co 3:16 )

O Espírito Santo - O Mestre
Jesus falou do Espírito Santo e disse: “Esse ( o Espírito Santo ) vos ensinará todas as cousas” (Jo 14:26 ). O Espírito Santo é o maior professor deste mundo. Enquanto esteve Jesus aqui na terra, foi o nosso grande mestre. Hoje, o Espírito Santo ocupa o seu lugar ensinando milhões de discípulos.

O Espírito Santo revela verdades novas:
Ele não nos apresenta seus ensinamentos simplesmente em forma de exposição da verdade, mas de revelação de verdades novas, bem como iluminação de verdades já reveladas. Por falta desta ação do Espírito, nas vidas que o negligenciam, muitas verdades preciosíssimas são desconhecidas ou não merecem grande atenção de alguns estudantes da Bíblia. O Espírito Santo ensina, abrindo a Palavra às nossas mentes e aos nossos corações.

O Espírito Santo ensina através dos Ministros de Deus:
É faltosa e prejudicial a crença dos que julgam que o Espírito Santo só fala ao crente ou se revela através de profecias. O Espírito Santo também ensina de modo especial, por intermédio do ministério daqueles que Deus deu à Igreja para cumprirem o ofício de mestres. " Por isso foi dito: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, isto- ele subiu- que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo" ( Ef 4: 8-12 )

O Espírito Santo - O Líder e o Guia
Vamos atentar para três pontos básicos os quais as pessoas são guiadas pelo Espírito Santo:

Os filhos de Deus: “Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” ( Rm 8:14 ). Em outras palavras, todos os que são filhos de Deus, são guiados ou se deixam guiar pelo espírito de Deus.

Os vivos: O Espírito Santo guia mediante a existência de vida espiritual naquele que é guiado. O Espírito não tenta guiar um cadáver espiritual, uma alma morta no pecado. Só a liderança do Espírito Santo é capaz de nos guiar nos caminhos da santa vontade de Deus, e nos fazer viver de acordo com o padrão divino.

Os submissos e humildes: O homem insubmisso e exaltado é um escravo de si mesmo. O Espírito Santo guia-nos, libertando-nos de nós mesmos, ou seja, da confiança em nossa justiça, nossas obras e forças próprias, mas divorciar-nos desse princípio de confiança própria é trabalho de uma vida. Só o Espírito divino pode libertar-nos desse instinto de auto-suficiência, em suas várias formas. Quando somos guiados pelo Espírito Santo, somos salvos do desespero procedente do nosso estado pessoal pecaminoso. Quando não damos inteira oportunidade ao Espírito Santo, continuamos, ainda, sob opressiva e humilhante servidão, por isso, não somos suficientemente guiados para nos livrarmos de nós mesmos.

O Espírito Santo conforta os crentes
Da Igreja primitiva está escrito que: ”... No conforto do Espírito Santo, crescia em número” ( At 9:31 )
Entre as maneiras como o Espírito Santo conforta os crentes, destacamos a seguinte:

O Espírito Santo conforta como advogado:
Jesus usou o termo mais expressivo, ao anunciar a vinda do Espírito Santo, a quem deu o título de “Consolador”. Você já estudou que esta palavra que no grego é “parácleto”, pode também ser traduzida por “advogado”.
O Espírito Santo é tudo isto para o crente. Pensemos em tudo o que um bom advogado deve fazer pelo seu constituinte.

Confira a segunda parte desta postagem

O Espírito Santo e seus Ministérios (Parte 2)


Enviado: Damião Barros de Alencar
Compartilhe esta Rádio:

0 comentários

Leave a Reply